(Português) “Histórias… Escolhas?” – Um projeto educativo 9º ano

“Histórias… Escolhas?” – Um projeto educativo 9º ano

“A solidariedade é o amor em movimento.”

Os alunos do 9º ano do colégio Ibituruna, de Governador Valadares, realizaram, ao longo do ano de 2018, um projeto educativo sobre “Histórias… Escolhas?” nas diversas áreas de conhecimento, perfazendo um itinerário interdisciplinar e abrangendo o Centro Social Itaka – Escolápios. O objetivo foi levar os alunos a refletir sua realidade e do entorno social dos bairros onde vivem. Com o olhar voltado para a formação humana, teve como objetivo também desenvolver nos alunos a sensibilidade para os problemas sociais e o princípio da humanidade, caridade e generosidade para com o próximo, levando-os a conhecer realidades diferentes nas quais muitos vivem.

Como proposta de visita a espaços que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, os alunos escolheram o Centro Social Itaka – Escolápios de GV, passando uma manhã de convivência, integração, brincadeiras e partilha com as crianças desse espaço.

Na culminância do projeto, apresentaram um show fantástico sobre as reflexões construídas, através da dança, canto, declamação de poemas, exposição de desenhos, pinturas e vídeo.

Os alunos deram um show na noite de ontem. Não demonstraram apenas o talento artístico, mas sim o talento de ser humano, de ser cidadão. O projeto sensibilizou as turmas sobre a realidade e as oportunidades do próximo. Um trabalho maravilhoso que não poderia ter tido uma culminância diferente da apresentada: Sucesso! Parabéns para toda a equipe do 9º ano!