Encontro com os educadores no Itaka

Formação de Educadores

“O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo”.
No dia 06 de agosto, os educadores do Centro Social Itaka Escolápios e os professores da Escola Municipal “Padre José Luiz Tadeo” reuniram-se para refletir sobre Calasanz e a educação, seu carisma e missão.
José de Calasanz não é só importante como santo, ele também figura na história da humanidade como grande educador, o primeiro a valorizar a educação das crianças pequenas. Criou e desenvolveu o ensino básico como algo fundamental para o crescimento da pessoa e o desenvolvimento dos povos. Calasanz abre suas escolas de graça para todas as crianças e vai se preocupar com que as mais pobres sejam educadas cuidadosamente, para que possam viver melhor. A identidade calasância consiste em tornar aquilo que vivemos e fazemos, realmente, um reflexo – fiel e criativo – da intuição carismática do fundador. Esse é o desejo e compromisso das Escolas Pias, e de todos os que têm descoberto, desde qualquer vocação, o imenso tesouro que o carisma de Calasanz oferece à Igreja e à sociedade.
Nesse encontro, apresentou-se também a proposta da Campanha “O Tesouro de Senegal”, visando à sensibilização sobre a ampla e diversa realidade de Senegal que nos convoca a fortalecer a solidariedade. Ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro, realizar-se-ão diversas atividades para dar a conhecer esse projeto, bem como, buscar recursos para ajudar na construção e reforma de centros educativos para crianças e jovens daquele país.
Convidamos todos a embarcar com o Itaka nessa bela aventura! Mais Fotos