ESCOLA ABERTA

Coordenador:
Marta Moratona

Sensibilización Escola Oberta 4 Valencia

Sabemos que a escola nâo é a única instituiçâo educativa; existem outras instancias sociais que teem uma potente influencia na construçâo pessoal e social das novas geraçôes. Como educadores temos a obrigaçâo de mostrar a eles a realidade que os cerca, ajudando-lhes a se integrar nela, mas com uma atitude geradora de inquietaçôes e perguntas que visem as posibilidades de transformaçâo emancipadora que a mesma realidade social exige.

Com este projeto, dirigido aos colégios, Itaka-Escolápios tenta acompanhar os alunos para eles verem a realidade “em vivo e direto”; e atraves de sessôes educativas, ajudar ao profesorado na formaçâo dos alunos numa série de valores humanos e cristâos.

O objetivo principal é abrir uma ponte entre a escola e os bairros mais marginalizados da cidade e aqueles onde os nossos colégios estâo, conscientes da força educativa que tem o conhecimento direto da realidade.

Por isso nasce este projeto, que consta de uma série de actividades ou dinámicas, adecuadas a cada idade, que tem como scopo mostrar e ensinar os diferentes aspectos da solidariedade, o voluntariado, e as coletividades excluidas, bem como as situaçôes diferentes e os bairros das ciudades.

A nossa finalidade é que a educaçâo nestes valores seja um ensinamento transversal continuo desde os 3 até os 18 anos. Isto permite uma maior integraçâo e a aprentissagem continua destas artitudes.

Nas etapas de Infantil e Primária trabalha-se a Declaraçâo dos Direitos do Menino, aprofundando cada ano num artículo. E no Ensino Médio trabalha-se com os alunos/as numa análise da realidade mais imediata, trabalhando conceitos como voluntariado, exclusâo social, migraçâo, etc…a partir de atividades significativas e adecuadas à sua etapa madurativa.