VOLUNTARIADO EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO

O projeto busca proporcionar a pessoas vinculadas à Fundação Itaka-Escolápios um itinerário de formação, preparação e experiência de voluntariado em países em desenvolvimento, com o intuito de desenvolver sua sensibilidade social.

O objetivo é que os voluntários aproveitem essa experiência como uma reavaliação das opções pessoais que possam conduzir a um compromisso de serviço, entrega e cooperação. Desde a unidade de Valencia da Fundação Itaka-Escolápios, apostamos em um voluntariado cristão e calasâncio através do qual os jovens possam compartilhar fé e vida, antes, durante e depois da execução do projeto.

Nesta experiência é oferecida a oportunidade de integração da vida diária das comunidades de acolhida (comunidade religiosa, educativa, paroquial, etc.).

Os mutirões de verão facilitam a colaboração com a demarcação na elaboração dos planos, projetos e propostas para análise, viabilidade, objetivo e adequação dos mesmos. Além disso, ao finalizar estas experiências, os voluntários podem participar das atividades de sensibilização levadas adiante em diferentes âmbitos da demarcação.

Essa ação é destinada a pessoas acima de 21 anos vinculadas à Fundação Itaka, cuja experiência de voluntariado em âmbitos educativos, sociais, agrícola, etc., possam contribuir para os projetos de cooperação do país de destino.