ALFABETIZAÇÃO E RESPOSTA A PESSOAS SEM VIVENDA

Ojalá é o nome do programa de alfabetização de imigrantes que é realizado em Bilbao (também em outras cidades) e Ojalá-Txiki é o projeto de atenção às crianças enquanto seus pais estão na sala de aula.
Atualmente, 72 mulheres e 168 homens estão participando de aulas de espanhol, com outras 172 pessoas na lista de espera e 10 meninas e 11 meninos em Ojalá-Txiki. Temos cerca de 170 voluntários.
Além disso, às sextas-feiras, oferecemos aos alunos outras atividades: Ojalá que chova café (aulas de conversação em um ambiente mais descontraído, compartilhando café e chá), conhecimento em informática e iniciação ao basco.
Gostaríamos de continuar crescendo, a fim de reduzir a lista de espera. Por isso, incentivamos você a participar como voluntário em qualquer uma das atividades que oferecemos.

Orientação e serviço de entrega de roupas. Além das aulas, com o tempo, outras necessidades de nossos alunos foram detectadas. Atualmente, cerca de 50 participantes em Ojalá estão em situação de rua. Entramos em contato com os serviços municipais e, embora se espere que abrigos de inverno sejam abertos em breve, eles não poderão atender a todos. Por esse motivo, precisamos: roupas quentes, botas, sacos de dormir, guarda-chuvas… e outros itens de inverno.
Além disso, permitimos um vestiário para que os alunos que precisarem tomem um banho e deixem suas coisas. Por outro lado, como novidade neste curso, o bar Bistrot está doando os pintxos que sobram todos os dias para que possam ser usados ​​como café da manhã para as pessoas em Ojalá que precisam.

Epeletan (abrigos Itaka – Escolapios) e outras acomodações independentes, com as quais estamos respondendo a 10 jovens em nosso albergue e outros 6 do andar de semi-autonomia. Estamos à procura de mais apartamentos para as pessoas com quem trabalhamos e que têm dificuldade em acessar moradias adequadas e acessíveis.

Como vocês podem ver, há muitas necessidades e também muitos pedidos. Mas também existem muitas forças que temos e as necessidades às quais estamos respondendo entre todos. Agradecemos desde já a disponibilidade e o envolvimento neste projeto, que só pode avançar (e até continuar crescendo e alcançando mais pessoas) graças ao impulso dos responsáveis, voluntários, membros da fraternidade e beneficiários dos diversos projetos da Itaka.